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01/07/2008
Menopausa - Tratamento Natural

por: Ana Clélia Mattos

A menopausa é tratada com eficácia pela homeopatia, pela fitoterapia Chinesa, e pela fitoterapia brasileira.
 
Os sintomas indesejados de colores fortes, que sobem para o rosto, à noite ou de dia, a irritabilidade, pele e vagina secas, insônia, dores articulares, mau humor etc. são tratados pela homeopatia e fitoterapia, sempre com acompanhamento médico.
 
O uso indiscriminado das ervas pode trazer conseqüências graves.
 
É importante salientar que, mulheres mais agitadas, ativas, ansiosas têm mais sintomas da menopausa. Porém mulheres mais tranqüilas, calmas, relaxadas sofrem infinitamente menos os sintomas desagradáveis da menopausa.
 
Este perfil tem estreita relação com a energia do fígado, sendo este o grande aplainador das emoções pela Medicina Chinesa. As emoções alteram a energia Yang do fígado, gerando calor interior que facilmente ascende para a cabeça e tórax, justificando-se assim os fogachos, irritabilidade etc.
 
Dentro das alternativas de medicamentos homeopáticos usa-se para a menopausa: Lachesis muta, Sépia, Glonoinum, Amil nitrosum, sanguinária, Cimicifuga, entre outros.
 
Fitoterápicos mais usados pela Medicina Chinesa (com prescrição médica): Jia Wei Xiao Yao San, Chai Wu Shu Gan Tang, Xiao Chai Hu Tang, entre outros.
 
Fitoterápicos brasileiros mais usados: Isoflavonas (da soja), Trifollium pratense (Red Clove), Cimicifuga racemosa (Black Cohosh), Angélica sinensis (Dong quai).
 
Não podemos esquecer a famosa Amora, sendo usada tintura , 30 gotas, 3x ao dia após as refeições.
 
Lembramos que o princípio ativo da Amoreira encontra-se presente em maior quantidade nos frutos e não nas folhas. O chá das folhas é de uso bem difundido, também contem princípio ativo, mas em menor quantidade. Por isso é melhor consumir uma tintura de boa procedência.
 
São contra-indicados em casos de pessoas que já tiveram câncer de mama e útero. Devem ser usados com acompanhamento médico, pois seus componentes são similares aos estrógenos naturais e agem ocupando os receptores estrogênicos presentes nas células humanas.
 
Recomenda-se na menopausa exercícios físicos de 3 a 4 vezes por semana,como caminhadas, natação, musculação, alongamento, Yoga. Está provado que exercício físico ajuda e muito, na liberação de endorfinas cerebrais, relaxa o humor, estabiliza as emoções, promove melhor irrigação óssea e muscular, levando à melhora das dores articulares, musculares, diminuindo os índices de osteopenia na menopausa.             
 
DIETA PARA MENOPAUSA: 
 
- Mastigue frutas secas e sementes (repõe sódio, potássio, magnésio, cloretos, selênio, Vit. E).
 
- Beba água, de preferência mineral em grandes quantidades (com isso você vai repor a perda de minerais pela transpiração).
 
- Cereais banana e mel, pela manhã principalmente quando houveram intensas ondas de calor na madrugada).
 
- Dê preferência a alimentos aquosos, como melão, melancia, pepino, cogumelos, etc.
 
- Trigo integral, arroz integral, centeio, fubá e aveia.
 
- Feijão branco, feijão de soja, grão de bico, ervilhas secas e feijão azuki (japonês).
 
- Pimentão verde, brócolis, couve, alga marinha, tomate, pepino, batata, ervilha verde, ervilha torta e alho.
 
- Comer carne de soja e tofu.
 
- Não há necessidade de abusar do leite. Existem várias pessoas intolerantes à lactose e/ou à proteína do leite (caseína) e não sabem. No exame iridológico vê-se mucosidades na íris como um embassamento, isto pode levar a formação de nódulos e cistos, sem falar dos sintomas digestivos como gases, distensão abdominal e sensação de corpo inchado.
 
- Procure comer proteína animal só uma vez por dia.
 
- Coma cálcio de origem vegetal, pois é muito bem absorvido como: frutas secas, gergelim, linhaça, alimentos integrais, folhas verdes em grande quantidade e soja.
 
 




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